Sou a Gifrana uma personagem criada pelas alunas do IPA, Ana Cristina Francielle e Giana do 2º semestre de pedagogia. Temos o mesmo objetivo,ser um melhor profissional da educação.
RSS

x Lúdico


Entendemos que são brincadeiras que estimulam a imaginação das crianças, isto é brincando com o imaginário. É um aprendizado prazeroso que se bem aplicado podemos fazer, conforme os estudiosos, experiências afetivas que se correlacionam ao ambiente e devem ser aplicadas nas crianças no processo escolar para ajudar no desenvolvimento da educação.

PIAGET (1967)
O brincar, implica uma dimensão evolutiva com as crianças de diferentes idades, apresentando características específicas, apresentando formas diferenciadas de brincar.
O jogo não pode ser visto apenas como um divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral.

VIGOSTSKY (1987) “O brincar permite, ainda aprender a lidar com as emoções. Pelo brincar, a criança equilibra as tensões provenientes de seu mundo cultural, construindo individualmente, sua marca pessoal e sua personalidade”.

O professor interessado em promover mudanças, deverá encontrar na proposta do Lúdico uma importante metodologia, que contribuirá para diminuir os altos índices de fracasso escolar e evasão verificada nas aulas.
A utilização de atividades lúdicas nas escolas pode contribuir para a melhoria nos resultados obtidos pelos alunos. Claro que só o cunho lúdico não é suficiente para o processo educativo, mas poderiam auxiliar na busca de melhores resultados. Estas atividades seriam mediadoras de avanço e contribuiriam para tornar a sala de aula um ambiente alegre e favorável.
O lúdico apresenta valores específicos para todas as fases da vida humana, e tem uma finalidade essencialmente pedagógica. O educando explora muito mais sua criatividade, melhora sua conduta no processo de ensino-aprendizagem e sua auto-estima. O individuo criativo é um elemento importante para o funcionamento efetivo da Sociedade, pois é ele quem faz descobertas, inventa e promove mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário