Sou a Gifrana uma personagem criada pelas alunas do IPA, Ana Cristina Francielle e Giana do 2º semestre de pedagogia. Temos o mesmo objetivo,ser um melhor profissional da educação.
RSS

Cultura















Cultura é todo o conjunto de atitudes, costumes e crenças; caracteriza um grupo que o distingue dos outros. É de certa forma o reflexo do que existe na sociedade. É uma experiência acumulada pela aprendizagem e que é transmissivel de geração em geração.
Portanto todos temos cultura, pois estamos inseridos em um contexto social. Existem diferenças? Sim como religião, posição política, linguagem, entia entre outras. O que temos que fazer é dar oportunidade de conhecer o novo e buscar uma boa convivência entre o desconhecido!
Não ter conhecimento, não significa não ter cultura. Como foi visto no filme indicado pela professora Eunice Quem quer ser um milionário, que apesar de Jamal não ter tido o estudo da escola, ele teve o estudo da Vida, que proporcionou a ganhar o jogo e se tornar milionário.


Multiculturalidade: É uma junção de diversas culturas que se respeitam, mas não interagem, sem diálogo.

É uma atitude a ser desenvolvida em relação a pluralidade cultural, às diferenças.Contempla aspectos relacionados a raça, a gênero, a sexualidade, a religião, a cultura, a deficiência e a faixa etária. Acreditamos que é importante proporcionar aos alunos, desde cedo na Ed. Infantil o multiculturalismo, para que se possa esclarecer as dúvidas das diferenças e ter conhecimentos novos. Sendo assim os alunos conseguiram desenvolver o respeito ao proximo e quem sabe transformar a sociedade sem desigualdade, sem preconceito.
Ser um professor multiculturalista é ser um professor que procura questionar os valores e os preconceitos.

Um comentário:

Edson Martins disse...

Oi meninas....

Parabéns pela iniciativa. Moro em São Paulo e faço meu doutorado em Educação na PUC/SP, onde pesquiso exatamente a área de multi e interculturalismo.
Muito bom saber que cada vez mais há gente interessada no tema. Vocês são de que cidade? desenvolvem algum trabalho ou pesquisa na área?

Um abraço,

Edson

Postar um comentário