Sou a Gifrana uma personagem criada pelas alunas do IPA, Ana Cristina Francielle e Giana do 2º semestre de pedagogia. Temos o mesmo objetivo,ser um melhor profissional da educação.
RSS

A Emergência do Gênero



GÊNERO

Surgiu entre as feministas americanas que queriam insistir na qualidade fundamentalmente social das distinções baseadas no sexo ou diferença sexual, sendo assim o Gênero (masculino e feminino).

Criado na década de 70 para explicitar que sexo social não é determinado pelo sexo biológico; ou seja, a sociedade impõe uma diferença cultural entre homem e mulher que resulta em uma separaçao construída, independente portanto de determinações biológicas.


Sexo # Gênero

SEXO: Diferenças biológicas existentes entre os homens e as mulheres

GÊNERO: Maneira que as diferenças entre mulheres e homens assumem nas diferentes sociedades, no transcorrer da história.
Refere-se a
o SEXO SOCIAL

“Gênero deve ser visto como elemento constitutivo das relações sociais, baseadas em diferenças percebidas entre os sexos, e como sendo um modo básico de significar relações de poder” (Scott, 1990).



O inimigo da mulher não é o homem, mas um sistema econômico injusto, que explora igualmente ambos os sexos e os joga um contra o outro. Enfim, temos a liberdade de dizer ás filhas e ás netas que elas não devem ter medo de ser mulher independente de suas escolhas na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário